Apostila Feridas
Enfermagem
DISCIPLINA:
Fundamentos Técnico e Semiológico da Enfermagem
Assistência de enfermagem ao paciente portados de feridas
Para que o enfermeiro possa avaliar e implementar não somente os cuidados no tratamento das lesões de pele, mas também as medidas preventivas, é fundamental o conhecimento das bases biológicas que norteiam essa pratica, como anatomia e fisiologia da pele, os mecanismos das lesões celulares, o processo de reparação tecidual e os fatores que interferem no processo de cicatrização.
Feridas
Conceito: Qualquer lesão que leve a uma quebra da continuidade da pele ou de qualquer estrutura corpórea, interna ou externa.
Pele
A pele é o órgão atingido pelas feridas e quando lesada requer reparação, constitui a maior estrutura que reveste o organismo, considerada fundamental para a estabilidade do corpo humano, atingindo cerca de 15% do peso corporal e indispensável para a vida, pois forma uma barreira entre os órgãos internos, o ambiente externo e participa de muitas funções vitais.
Também chamada de tegumento é composta por três camadas: a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo (adiposo ou hipoderme).
A epiderme é a camada mais superficial da pele, visível, fina, avascular, nela encontra-se células como os melanócitos e a células de Langerhans. Os melanócitos produzem o pigmento melanina, responsável pela coloração da pele e dos cabelos. As células de Langerhans fazem parte do sistema imunológico.
A derme é a camada irtemediária entre a epiderme e a hipoderme. É na derme que estão os vasos sanguíneos e linfáticos, terminações nervosas, glândulas sudoríparas e sebáceas e raízes pilosos. A função da derme é fornecer suporte, resistência, sangue e oxigênio a pele. A hipoderme é a camada mais interna sendo composta exclusivamente por tecido adiposo. Proporciona um acolchoamento entre as estruturas internas (músculo e ossos), protegendo-os contra alterações térmicas, além de funcionar como depósito nutritivo de reserva de