Ler bem
-------------------------------------------------
Academia Magia da Leitura promove o resgate da cidadania
A professora Edeleine em uma das salas da Academia Magia da Leitura
Em consonância com a proposta da BSGI de criação de valores humanos, desde 2009, a Coordenadoria Educacional implementa o projeto Academia Magia da Leitura em diversos pólos, ligados diretamente aos Núcleos de bairro. Hoje o projeto está presente em 46 locais em todo Brasil, e já capacitou mais de 500 pessoas que hoje tem plenas condições de obter sua plena cidadania.
Segundo o PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura, o ato de ler é muito mais que ato mecânico de decodificação de palavras, é uma atividade intelectual relativa à linguagem, que se caracteriza pela compreensão de discursos, organizados segundo regras próprias e sistemas específicos de referências diferentes da oralidade. Ler textos exige o domínio de conhecimentos que vão além das convenções e regras gramaticais e que pressupõem modos de inserção social e cultural do sujeito leitor, traduzidos por experiências de mundo, de histórias e de contato com diversos textos e suportes de escrita. A inaptidão da leitura significa exclusão da participação na aquisição de bens sociais – materiais e culturais.
Para possibilitar aos seus associados o pleno exercício da cidadania, a Coordenadoria Educacional concebeu os cursos da Academia Magia da Leitura. A professora e diretora escolar Edeleine Lopes Veloso de Americana é uma das voluntárias no projeto. “Romper limites, este foi o tema daquele ano da BSGI que resolvi por em prática”, conta a professora. Edeleine associou-se em 2004 e já possuía o diploma de Pedagogia.
“Mas nunca tive a coragem de enfrentar uma sala de aula!”, explica. Quando decidiu “romper seus limites”, buscou a docência. Sua primeira experiência foi com a EJA – Educação de Jovens e Adultos. Atuou com disposição e obteve a segurança necessária para alçar novos voos.
“Ingressei