Ler faz bem: a arte de contar histórias para crianças hospitalizadas.
Projeto: Ler faz bem: A arte de contar histórias para crianças hospitalizadas.
Introdução:
A contação da história seja praticada pelas crianças, por intermédio de seus pais ou por outros participantes envolvidos nesse processo, proporciona para a criança o desenvolver da sua criatividade, desperta o interesse, é uma prática saudável, além de estimular o hábito da leitura.
Como as crianças que estão hospitalizadas muitas vezes não possuem acesso a livros de história, este projeto leva a essas crianças o gosto pela leitura e ajuda a formar a sua personalidade, amenizando assim sua passagem pelo hospital.
Esse projeto tem como objetivo maior resgatar o ato de contar histórias para as crianças hospitalizadas, despertando nelas à magia do mundo imaginário com caracterização das histórias por meio de fantasias, máscaras e pintura no rosto.
As histórias são de suma importância para o desenvolvimento da criança, faz com que elas se identifiquem com os personagens das histórias e também faz com que elas aprendam com as situações apresentadas.
Objetivo Geral:
Tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor, alegre, educativo e amoroso.
Objetivos Específicos:
Levar o aluno a refletir, despertando assim o interesse e o gosto pela leitura;
Desenvolver a capacidade de atenção e socialização da criança.
Contribuir para o desenvolvimento cognitivo da criança.
Desenvolvimento:
As escolhas das crianças pelos contos de fadas têm uma explicação bem fácil de entender, sua tendência ao fantástico, ao maravilhoso, realiza uma fuga da realidade vivida pela criança.
Platão e seus escritos nos mostram que naquele tempo as mulheres contavam as crianças histórias simbólicas. Desde então os contos de fadas estão associados à educação da criança.
Os contos de fadas não possuem uma única raiz, dos egípcios aos contos atuais varias histórias já foram