pedagogia
CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................
REFERÊNCIAS..............................................................................................................
ANEXOS.........................................................................................................................
INTRODUÇÃO
A pedagogia hospitalar é uma modalidade de ensino da educação especial que tem o objetivo de integrar o educador dentro do hospital para dar continuidade do processo de formação de crianças e adolescentes.
Esse processo possibilita que professores inseridos no ambiente hospitalar possam atender crianças com necessidades especiais e educativas, crianças que por motivo de doença precisam ser afastados da escola e por isso tenham que dar continuidade por um processo diferenciado e especializado.
Esta visão da educação está ligada a demanda existente nos diversos hospitais e aos parâmetros já definidos por lei, no qual se faz necessário uma medida emergencial para que exista de fato a educação continuada em todas as unidades hospitalares, assim ajudando a prevenir o atraso na educação.
Essa ideia de Pedagogia Hospitalar vem sendo absorvida pelos educadores, como uma nova visão de ensinar, dando chances para aquelas crianças afastadas de suas rotinas escolares em busca da saúde.
Neste contexto o papel da educação, por sua vez, torna-se cada vez mais importante devido à demanda de necessidades sociais emergentes e é o motivo pelo qual, se precisa a educação, como medidora de transformações sociais, com apoio das demais ciências, contribuírem com rapidez e criatividade para uma sociedade mais consciente mais justa e mais humana.
Capítulo I
CONCEITO DE PEDAGOGIA
Atualmente, a pedagogia é considerada como sendo o conjunto de saberes que compete à educação enquanto fenômeno tipicamente social, e