Estrutura organizacional
A teoria da contingência surgiu no sentido de procurar compreender e explicar o modo como as empresas funcionavam em diferentes condições que variam de acordo com o ambiente ou contexto que a empresa escolheu como seu domínio de operação. Ou seja, podemos dizer que essas condições são ditadas de fora da empresa, isto é, do seu ambiente. Essas contingências externas podem ser consideradas oportunidades e imperativos ou restrições e ameaças que influenciam a estrutura e os processos internos de uma empresa.
Nos dias de hoje administração de empresas sofre muitas mudanças com as influências sofridas pelo ambiente geral, sendo assim obriga as organizações a realizarem constates modificações em seus planejamentos, ações, metas e aperfeiçoamentos permanentes na qualidade de seus produtos e serviços para a obtenção de um custo zero, ou melhor, dizendo um menor custo, tornado concreto sua perpetuação e estabilidade no mercado.
Esta teoria é a visão de dentro para fora da organização, tudo muda o tempo todo não uma estagnação uma coisa fixa, depende muito das características ambientais para se organizar. As características ambientais condicionam as características organizacionais. Com a teoria contingencial conclui se que não há um único e melhor jeito de organizar. Essas pesquisas e estudos foram contingentes, no sentido em que procuraram compreender e explicar o modo como as empresas funcionavam em diferentes condições que variam de