Inpel
Forme grupo em torno de 5 (cinco) colegas no mínimo, não será aceito trabalho individual ou menor número (ENTREGAR NA PRÓXIMA AULA).
Arranjos atômicos e defeitos
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os diferentes tipos de materiais.
Refletir criticamente sobre a importância dos materiais que nos envolvem. a diferença entre material cristalino e amorfo.
Compreender
Conhecer
os diferentes tipos de defeitos formados em material cristalino durante a cristalização, refletindo sobre suas potencialidades e importância no mundo globalizado.
Seções de estudo
Seção 1 Seção 2 Seção 3 Classificação dos materiais Estruturas cristalinas e amorfas Defeitos em sólidos
Universidade do Sul de Santa Catarina
Para início de estudo
Nesta unidade, você vai estudar os diferentes materiais existentes na sociedade moderna e vai compreender a sua formação microestrutural. A estrutura dos materiais tem grande influência sobre muitas de suas propriedades. Numa escala microscópica, a estrutura de um material é conhecida como microestrutura. Para entendermos o comportamento de um material, precisamos compreender o que mudou microscopicamente, para, então, podermos controlar os materiais macroscopicamente. Na busca deste conhecimento, é importante que você tenha muito claro o conceito de microestrutura, pois é a partir desta teoria que você poderá construir definições como o arranjo básico dos núcleos e elétrons do material e dos defeitos existentes em escala atômica.
SEÇÃO 1 – Classificação dos materiais
Os materiais são as substâncias, naturais ou sintéticas, cujo conjunto de propriedades se torna útil na construção de máquinas, estruturas, dispositivos e produtos,