Métodos Gerenciais de Manutenção
Resumo: O presente trabalho faz parte da disciplina de Métodos Gerenciais em Manutenção e pretende elaborar um layout do setor produtivo, definir as máquinas utilizadas na empresa juntamente com sua codificação e como seria os histórico das máquinas, tomando como referência a empresa INPEL.
Palavras-chave: manutenção, produção, layout.
1. INTRODUÇÃO
Em qualquer lugar onde houver movimentação de materiais, informações, pessoas e equipamentos pode ser aplicado um layout produtivo. Trata-se de onde colocar todas as instalações como máquinas, equipamentos e pessoal determinando assim a forma e aparência do local indicando como os processos irão fluir. Mudanças de layout acarretam em alterações na produtividade e afetam custos e eficácia dos processos. Um bom layout propicia facilidade na manutenção quando cada equipamento é devidamente codificado para propiciar um fácil acesso. Quando o equipamento é identificado, surge a necessidade de haver um histórico do equipamento para que as equipes de manutenção tenham conhecimento dos eventos ocorridos anteriormente naquela máquina, tornando mais rápido e eficiente as operações de manutenção.
2. LAYOUT E MÁQUINAS UTILIZADAS (CODIFICAÇÃO)
Para promover a facilidade na produção e manutenção, optou-se por um layout em grupos de máquinas. Os componentes usinados seguem uma linha de produção. A planta da empresa é composta por vinte e quatro máquinas, dentre elas tornos e fresadoras convencionais, dentadoras, retíficas, tornos de comando numérico e centros de usinagem.
A codificação proposta facilita a identificação da máquina pelas iniciais. Ao todo, a empresa é composta por:
- 02 Tornos comuns identificados por TCXX;
- 02 Fresadoras comuns identificadas por FCXX;
- 04 Dentadoras identificadas por DNXX;
- 04 Retíficas identificadas por RTXX;
- 06 Tornos de comando numérico (CNC)