Português para Concurso
I – Compreensão Textual
1.1 INTRODUÇÃO
Para ler e entender um texto é preciso atingir dois níveis de leitura:
a) Informativa e de reconhecimento;
b) Interpretativa.
A primeira deve ser feita cuidadosamente por ser o primeiro contato com o texto, extraindo-se dele informações relevantes e se preparando para a leitura interpretativa. Durante a interpretação, grife palavras-chave, passagens importantes. Tente religar uma palavra à ideia central de cada parágrafo.
A última fase de interpretação concentra-se nas perguntas e opções de respostas. Destaque palavras como NÃO, EXCETO, RESPECTIVAMENTE, APENAS, etc, pois elas influenciam na escolha adequada.
Retorne ao texto mesmo que pareça ser perda de tempo. Leia a frase anterior e posterior para ter ideia do sentido global proposto pelo autor.
1.1.1 ORGANIZAÇÃO DO TEXTO E IDEIA CENTRAL
Um texto deve apresentar ideias seletas e organizadas em parágrafos. Cada parágrafo deve ser composto e organizado a partir da ideia central, a qual dará sustentação à argumentação. O texto deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão, assim como o parágrafo.
Podemos desenvolver um parágrafo de várias formas:
▪ Declaração inicial;
▪ Definição;
▪ Divisão;
▪ Alusão histórica.
Estes tópicos podem servir como norteadores do assunto principal dos parágrafos e auxiliam na divisão do texto em pontos menores, tendo em vistas os diversos enfoques que a argumentação pode ter. Convencionalmente, o parágrafo é indicado através da mudança de linha e um espaçamento da margem esquerda.
Uma das partes bem distintas do parágrafo é o tópico frasal, ou seja, a ideia central que pode ser extraída de maneira clara e resumida. Atentando-se para a ideia principal de cada parágrafo, asseguramos um caminho que nos levará à compreensão do texto.
1.2 INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Leia o texto e responda às questões que se seguem.
O CALIFA E O OFFICE-BOY
Nunca existiu, em toda a Smirna, harém mais