DERIVA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
ROZÉLIA APARECIDA PEREIRA SOARES
DERIVA
(Resenha)
Juiz de Fora – MG
Março 2012
ROZÉLIA APARECIDA PEREIRA SOARES
DERIVA
(Resenha)
Atividade apresentada ao Professor André Martins, na disciplina Trabalho e Educação, do Curso de Graduação em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.
Juiz de Fora – MG
Março 2012
DERIVA
O autor Richard Sennett, em seu livro “A Corrosão do Carácter – consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo” traz no texto “Deriva” reflexões sobre a influência que o trabalho acarreta na existência dos indivíduos. A concepção de trabalho presente na vida e na sociedade do sujeito, faz com que suas experiências de vida, tempo, lugar e relações profissionais, sociais e familiares, se apresentem de maneira singular, com especificidades que caracterizam até o comportamento dos indivíduos.
Seguindo este pensamento, Richard Senntt apresenta a descrição de um encontro que teve com o filho de seu amigo Enrico, que não via há quinze anos. O encontro com Rico, como Sennett denomina o filho de Enrico, se deu no saguão do aeroporto. Na situação o autor descreve que a imagem de Rico é de um homem bem sucedido; sucesso que poderia ser traduzido como a concretização do sonho do pai Enrico. O que ele havia planejado e se esforçado por toda a sua vida; um futuro brilhante para seu filho.
Apesar da aparência de sucesso que Rico passa no primeiro momento do encontro com o autor, após algum tempo de conversa entre os dois pôde ser percebido que nem tudo era felicidade. O estilo de vida e o trabalho desenvolvido por Rico seria na escala social, muito mais prestigiada do que a de seu pai (faxineiro), porém este prestígio não garante que ele se sinta totalmente satisfeito em sua história de trabalho.
Naquele encontro no