Ler Apaixona
As crianças são surpreendentes quando o assunto é leitura. Logo ao nascer precisam decifrar gestos, tons de voz e barulhos existentes ao seu redor para poder expressar desejos e sentimentos. Quando maiores começam a identificar símbolos que denominam objetos, sejam estes em forma de desenho, letras ou sinais e os reproduzem para conseguir o que querem. Chega então a etapa em que conseguem decodificar símbolos, unir o que aprenderam e dar sentido a tudo o que as cerca.
Deste momento em diante ninguém as segura mais. Começam a ler nome de lojas, sinais de trânsito, propagandas na televisão, rótulos de produtos que chegam a seu alcance. Percebemos que para eles, pequenos leitores de mundo, é no início simplesmente magia, depois a formalidade da união de sinais que formam palavras, dessas frases e com estas o texto. A sua história começa com a estruturação do seu conhecimento através da leitura.
O encantamento em ler e saber decifrar os códigos é tudo para as crianças. Nesta etapa o ofertado para ler é aceito com boa vontade e o faz com rapidez. Da mesma forma que gosta de ler, também gosta de ouvir as histórias para depois poder repeti-las com mesma fala, mesmas paradas na pontuação e as mesmas entonações. Quando nos damos conta, estão quietos em algum lugar, estirados no chão de qualquer jeito, sem formalidades de silêncio absoluto para entender o que lê. Apaixonam-se pelo que estão fazendo em qualquer momento, sem compromisso. O simples ler para descobrir, conhecer e aprender. Envolvem-se tanto que os movimentos ao seu lado não a distraem. Neste momento entendemos que é possível a leitura sem horário, local, posição e que perdemos o tempo e não o gosto em ler. As crianças são nova referência para leitura envolvente e encantadora. Simplesmente ligados ao momento mágico.