Resenha
Estética e Comunicação
Conrado Mendes
Resenha: O que é arte? Jorge Coli
O autor mostra que é difícil dizer o que é arte, não existe uma resposta única sobre essa pergunta. As pessoas muitas vezes sabem citar exemplos de artistas e obras de arte, mas não sabem explicar o que é a arte. Uma definição citada no livro diz que, artes são certas manifestações da atividade humana diante das quais sentimos admiração. Assim temos uma ideia sobre o que é arte. Alguns elementos culturais influenciam nosso jeito de olhar para a arte, o local onde um objeto é exposto, por exemplo, enobrece o mesmo, e me garante que aquilo é arte. A arte não tem definição, mas atribuições feitas por instrumentos da nossa cultura que dignifica os objetos. Alguns destes objetos como o discurso e o local, permitem que a arte se instale em nosso mundo. O autor cita como exemplo a galeria, que permite ao pintor expor seus quadros, manifestando sua arte, escolhendo um objeto entre inúmeros outros e fazendo com que este seja “artístico”, perdendo sua função utilitária e ganhando uma função estética. Esses objetos criam uma hierarquia dos objetos artísticos, e pretendem nos ensinar que tal obra, é melhor que outra, que tal livro ou filme, são melhores do que outros.
A obra prima antigamente era julgada por artesãos que dominavam as técnicas necessárias para isso, a partir de critérios precisos de fabricação, já hoje, existem diversos critérios e menos precisos em seus julgamentos, estes não são apenas o do saber fazer. Alguns fatores influenciam nesses julgamentos, como questões de afinidade entre a cultura do critico e a do artista, além de vários outros elementos que podem aparecer para determinar tal ou qual preferencia.
O autor cita como exemplo Van Gogh, que teve um reconhecimento tardio, pois enquanto viveu o consenso geral recusou-se a julga-lo positivamente. Poderíamos pensar que hoje somos mais aptos a perceber seu valor,