Leptospirose e salmonelose
O que é leptospirose
A leptospirose é uma doença bacteriana associada a animais selvagens e domésticos.
Causador
Agente causador da leptospirose é uma bactéria espiroqueta móvel, não capsulada, do gênero Leptospira. Todas as leptospiras patogênicas são pertencentes à espécie Leptostpira interrogans.
Transmissão da leptospirose
A leptospirose afeta principalmente trabalhadores rurais, veterinários, pessoas que trabalham com esgotos, e outras ocupações onde há contato com animais, especialmente ratos. A transmissão da leptospirose se dá principalmente pela urina de animais infectados e geralmente não é transmitida de pessoa para pessoa.
Sintomas
Os sintomas da leptospirose são febre, dor de cabeça, calafrios, vômito, icterícia, anemia e algumas vezes erupção cutânea. Pessoas com leptospirose ficam geralmente muito doentes e frequentemente precisam ser hospitalizadas.
Prevenção
A prevenção da leptospirose consiste em ter boas condições sanitárias. O uso de botas e luvas em ambientes insalubres e o controle de roedores pode minimizar a transmissão da leptospirose.
Tratamento
O tratamento é baseado no uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados. A automedicação não é indicada, pois pode agravar a doença.
Salmonelose
É um gênero de bactérias, chamadas de salmonelas, pertencente à família Enterobacteriaceae, há mais de um século. (ANEXO 4- PÁG 9)
“São bactérias Gram-negativas, em forma de bacilo, na sua maioria moveis (com flagelos peritriquios), não esporulado, não capsulado, sendo que a maioria não fermenta a lactose”. Com alto metabolismo em relação à outras bactérias. Possui cerca de 2.500 tipos de salmonelas.
Capaz de produzir uma enterotoxina resistente aos ácidos e as proteases estomacais. Na invade a mucosa intestinal por meio de endocitose de células M