Ratos
Os ratos transmitem, de maneira direta ou indireta, diversos tipos de doenças ao ser humano.
Leptospirose
A Leptospirose é transmitida pelos ratos é causada por duas espécies de bactérias, essas bactérias ficam alojadas nos rins dos ratos e são soltas na sua urina.
Quando ocorrem enchentes e esta urina se mistura à água, lama ou alguns alimentos que contém água e as bactérias podem também penetrar no homem pelas mucosas ou pela pele.
No caso de ocorrer uma enchente, para evitar a Leptospirose é importante evitar o contato com água.
Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha.
Todo alimento que teve contato com água contaminada deve ser jogado fora, pois pode transmitir a doença.
Peste Bubônica
A peste bubônica é causada pela Yersinia pestis e é uma das doenças mais antigas que atingem a humanidade. É transmitida pela pulga-do-rato. A peste bubônica matou milhões de pessoas na Europa e Ásia na Idade Média
Tifo murino
O tifo murino também é conhecido como febre murina. É transmitido ao homem pela picada da pulga-do-rato Para combater a doença, é necessário manter condições adequadas de higiene e controlar a proliferação de ratos.
Triquinose
A triquinose é causada pela Trichinella spiralis. Os suínos ingerem as fezes ou cadáveres de ratos infectados, e o homem pode se contaminar pela ingestão de carne meio crua desses suínos. Por isso, a carne deve ser bem cozida ou assada, para matar as larvas
Salmoneloses
As bactérias salmonelas causam envenenamentos alimentares, como graves gastroenterites. As ratazanas são muito incriminadas pela contaminação dos alimentos, principalmente por freqüentarem ambientes com muita salmonela, como os esgotos. O homem adquire a doença ingerindo alimentos contaminados.
Hantavirose
Os ratos também podem transmitir o hantavírus pela urina e saliva. O agente causa uma virose mortal.