Leo De Lorenzo
Richard Alexandre Lehmkuhl, 31, 2°C
Óleo de Lorenzo
O filme "Óleo de Lorenzo" retrata a luta dlutae um menino, chamado Lorenzo, contra a doença Adrenoleucodistrofia (ALD). E durante o texto, será aborada descobertas feitas pela família sobre a doença, relacionando com o conhecimento científico da mesma, seja de antigamente ou atualmente.
A ALD é uma doença genética e congênita que destrói a bainha de mielina (película que protege os neurônios, e sem ela não há transmissão de impulsos nervosos). Essa doença ocorre somente em homens (as mulheres são as transmissoras, passam de mãe para filho) e se manifesta dentre os 5 aos 10 anos de idade. A ALD está ligada à uma deficiência no cromossomo "x", e além de causar a destruição da bainha de mielina, provoca outros sintomas importantes no diagnóstico da doença, tais como: agressividade, hiperatividade, sangramentos, surdez, dificuldades tanto motoras quanto vocais e visuais, demência, convulsões e consequentemente o coma. A estimativa de vida na época em que não tinham tantos casos era 2 anos após o diagnóstico.
Além dos sintomas apresentados anteriormente, a ALD causa algumas complicações relacionadas à metabolização de gorduras, ou seja, em uma pessoa portadora dessa doença, a taxa de gordura saturada no sangue é muito alta. Essas gorduras são prejudiciais à saúde, pois são gorduras de cadeias longas defeituosas, ou também ácidos graxos de cadeias longas. O problema de alguém que sofre de Adrenoleucodistrofia, é que o C24 e o C26 ( carbonos componentes dessas cadeias) são produzidos quatro vezes mais rápido que uma pessoa que não sofre da doença.
Os pais de Lorenzo procuraram saber mais sobre essa doença e descobriram um jeito de diminuir a produção de C24 e C26, que seria uma dieta a base de Ácido Oléico. Os níveis de C24 e C26 no sangue de Lorenzo estabilizaram em 50% de diminuição. Porém não era o suficiente, então buscaram um outro óleo: Ácido Erúcico (para