O Leo De Lorenzo
O filme retrata a vida do menino Lorenzo aparentemente normal que começa a enfrentar vários transtornos biológicos, até se diagnosticar que ele tem ALD, sigla para adrenoleucodistrofia, que é uma doença de origem genética dentre o grupo das leucodistrofias. O menino passa por varias fases de deficiências, tais como hiperativíssimo, seguido de surdez, perda da fala e visão. A partir deste momento, a família se posiciona numa corrida para saber da ALD, seu sistema atacado, sintomas e um possível tratamento.
Durante a trajetória do filme, são retratadas as grandes dificuldades que a família passa para poder ajudar o menino, o desentendimento com os médicos pela pressa por respostas e conflitos ate mesmo dentro da família. A mãe no desespero e superproteção pelo filho toma atitudes rudes ao afastar enfermeiras e familiares de sua casa. É revelado então que o ALD é responsável por afetar o cromossomo X, sendo transmitida pelas mulheres portadoras, e que passa quase que exclusivamente para os homens. A doença modifica o metabolismo em relação às cadeias de carbono, resultando num excesso de ácidos graxos que afetam o cérebro e glândulas supra-renais.
Por fim, os pais de Lorenzo suspeitam de uma possível solução, onde todos os médicos são contra, mas eles arriscam e conseguem estabilizar os níveis de carbono no sangue do garoto. Essa solução é baseada numa dieta de óleos que para os médicos seriam impossíveis baixar os níveis, e até mesmo piorar a situação dele, mas acontece o contrario. A historia é uma verdadeira demonstração de superação e devoção, onde pessoas comuns quebram barreiras de médicos para salvar seu filho.