O LEO DE LORENZO
Jovânia de Fátima Camargo de Moraes
Relatório do filme “ O Óleo de Lorenzo”
Trabalho mensal apresentado à Faculdade Associada Brasil – FAB, para disciplina Estágio , sob orientação do professor ......................................................
Pereiras
EducaçãoEspecial – turma
2015
Relato
O filme relata uma história real sobre um garoto que levava uma vida normal , até que aos seis anos de idade começa à ter crises agressivas.
Seus pais, preocupados o levam ao médico, onde é realizado vários exames e descobre que ele tem uma doença muito rara chamada ALD, Adrenoleucodistrofia. Uma doença incurável que leva a degeneração no cerébro, levando o paciente à morte no máximo em dois anos.
Os pais ficam frustrados em saber que não há muita coisa a ser feita e que ainda é uma doença que não existe muitas respostas, pouco pesquisada, e todas as pesquisas foram em vão, sem nenhum avanço nos tratamentos.
O médico fala sobre a doença de uma maneira fria, e a mãe ainda tem que ouvir que a doença ALD é transmitida somente pela mãe
A mãe além de ver o sofrimento do filho, ainda se culpa por ter sido a causa pela doença, pois a mulher é apenas a portadora e a doença só se manifesta em meninos.
Os pais passam a pesquisar sozinhos na esperança de descobrir algo que possa vir a curar o filho, ou amenizar o seu sofrimento, sendo que o avanço da doença iria destruir o seu cérebro, deixando o cego, perdendo os movimentos, tornando-o incapaz de engolir e de se comunicar.
Aos poucos eles vão encontrando resultados de pesquisas e procurando ajuda dos médicos e cientistas, mas os mesmo relutam em ajuda-los, dizendo que não tinham autorização para testar em humanos, mas Lorenzo não tinha esse tempo, aos poucos ele estava morrendo e seus pais estavam desesperados.
Depois de muito pesquisar, os pais descobriram um óleo que não curava definitivamente a doença, mas que estacionava a doença, com o uso desse óleo, Lorenzo não voltou ao seu estado