Potencialidade Do Estado De S O Paulo
São Paulo é um dos 27 estados federais do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste. É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 222,801 km², o que equivale a 2,9% da superfície do Brasil. Sua capital é o município de São Paulo e seu atual governador é Geraldo Alckmin.
Com mais de 44 milhões de habitantes — o que equivale a cerca de 22% da população brasileira — é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade política mais populosa da América do Sul, sendo superado somente pelos demais estados do país em conjunto e pela Colômbia. A população paulista é uma das mais diversificadas do país e descende principalmente de italianos, que começaram a emigrar para o país no fim do século XIX, de portugueses, que colonizaram o Brasil e instalaram os primeiros assentamentos europeus na região, de povos ameríndios nativos, de povos africanos e de migrantes de outras regiões do país. Outras grandes correntes imigratórias, como de árabes, alemães, espanhóis,japoneses e chineses, também tiveram presença significativa na composição étnica da população local.
O estado destaca-se por liderar diversos aspectos. São eles:
Desenvolvimento econômico: reconhecido como maior polo econômico e industrial do Hemisfério Sul, São Paulo responde por mais de 32% da receita nacional do comércio e 43% do total de prestação de serviços. É responsável por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, volume maior que o de países inteiros, como Argentina, Indonésia, Holanda e Turquia.
Mercado consumidor: com 42 milhões de habitantes, São Paulo é o Estado mais populoso e rico do Brasil, concentrando o 3° maior mercado consumidora América Latina, atrás somente do Brasil como um todo e do México. A maior força do mercado consumidor brasileiro está no interior de São Paulo.
Localização