Ensino T Cnico Profissionalizante
Com o objetivo de formar pessoas para o mercado de trabalho, o ensino técnico profissionalizante vem ganhando cada vez mais espaço entre a nossa sociedade apesar de ainda ser um desafio atrair os jovens que são mais focados em ingressar primeiro no ensino superior. Ter um diploma técnico, atualmente, é sinônimo de mais oportunidades de emprego e melhores salários, portanto, mais fácil posteriormente ingressar em uma faculdade privada.
Os cursos técnicos podem ser feitos após o ensino médio ou integrar as disciplinas que são mais práticas com as matérias do ensino médio. No Brasil, eles são divididos em três etapas: curso técnico integrado, onde o aluno faz o curso técnico integrado ao ensino médio; curso técnico externo ou concomitante, onde o aluno faz o curso simultaneamente ao ensino médio em outra instituição, porém o aluno deve estar cursando o 2° ou 3° ano do ensino médio para se matricular no respectivo curso técnico; e o curso técnico profissionalizante ou subsequente, onde o aluno com o certificado de conclusão do ensino médio em mãos e aprovado em um processo seletivo poderá iniciar o curso técnico pretendido. Além disso, os cursos técnicos possui um leque de áreas que podemos escolher para seguir como: informática, administração (área muito ampla e valorizada), enfermagem, segurança do trabalho e edificação que são os mais rentáveis e os mais procurados dentre os estudantes.
Podemos dizer também que além de todo esse incremento intelectual e prático que o curso técnico nos proporciona, ele também dá ao jovem ou até mesmo ao adulto mais confiança, prestígio e orgulho de si mesmo pois depois de todo seu esforço, o cidadão sente que seu trabalho foi concluído com sucesso e poderá desfrutar de sua oportunidade de emprego mais imediata.