LEixo
O tecido muscular é constituído células altamente especialidadas em realizar contrações. Os tecidos musculares possuem funções muito importantes para o corpo humano, como possibilitar a movimentação do corpo, como o batimento do coração, artérias e os movimentos do esôfago, estômago e intestinos.
Suas células são de origem mesodérmica e se diferenciaram por alongamento das células e pela produção dos filamentos contráteis. São estes filamentos que, consumindo energia proveniente da quebra de ATP, contraem-se, deslizando-se uns sobre os outros.
Temos que notar as estruturas celulares das células musculares possuem nomes especiais. A membrana celular é chamada de sarcolema; o citoplasma é o sarcoplasma; e o retículo endoplasmático liso é o retículo sarcoplasmático.
Existem vários tipos de tecidos musculares no corpo humano. De acordo com suas características morfológicas e funcionais, eles são classificados em três tipos: Músculo estriado esquelético, estriado cardíaco e músculo liso.
Tecido e sua Função.
Tecido epitelial
Elas ficam muito próximas umas das outras e quase não há substâncias preenchendo espaço entre elas. Esse tecido tem como principal função revestir e proteger o corpo. Forma-se a epiderme, a camada mais externa da pele, e internamente, reveste órgãoscomo exemplo a boca e o estômago.
O tecido epitelial também forma as glândulas – estruturas compostas de uma ou mais células que fabricam, no corpo, certos tipos de substâncias como hormônios, sucos digestivos, suor e lágrima.
Tecido conjuntivo
As células desse tecido são afastadas umas das outras, e o espaço entre elas é preenchido pela substância intercelular. Sua função do tecido conjuntivo é unir e sustentar os órgãos do corpo. Esse tecido apresenta diversos grupos celulares que possuem características próprias. Por isso, ele é subdividido em outros tipos de tecidos. São eles: tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo.
Tecido adiposo
Esse é