Resumo A importância do Ato de Ler
Freire, Paulo, 1921 – A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. –São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4)
Introdução
Paulo Freire no seu livro “A Importância do Ato de Ler”, em três artigos apresenta o processo de alfabetização de adultos e o conhecimento popular que esses têm do mundo, onde o autor trás a importância da leitura de mundo que os adultos têm de suas vivencias, antes e depois da alfabetização na República Democrática de São Tomé e Príncipe.
Em “A Importância do Ato de Ler”, Paulo Freire afirma que a leitura do mundo é todo o acumulo de conhecimentos que os discentes têm das experiências de vida antes da leitura da palavra. Compartilhando também Freire, o inicio de sua formação em relatos de sua infância e de como ele chegou ao seu processo de alfabetização.
Evidenciando a carência da leitura crítica, que o gosto pela leitura se desenvolve na medida em que o interesse se desenrola pelos assuntos que se assemelham as necessidade do leitor.
Para Freire falar, de alfabetização de adultos e de biblioteca populares é falar, dos erros no ensino na leitura e da escrita. Não da leitura de palavras em sua própria escrita, mas a leitura da realidade da mesma. A prática da alfabetização deve se de maneira analítica e amistosa. Da visão crítica corrigir as falhas na formação do aluno, mas em todo processo atuar respeito a natureza política do discente. Sendo coerentes com prática e entender que não é “o discurso o que ajuíza a prática, mas a prática que ajuíza o discurso”, transferindo aos estudantes as habilidades de , ouvir e transporta suas ideias em suas próprias palavras, em que há quem considera petulância da classe trabalhadora reivindicar seus direitos, transformando assim, as estruturas autoritárias. Há quem pense que a pratica nega o ato de educando educar os educadores, porém Paulo Freira,