leituras poeticas escola infantil
1.1. INTRODUÇÃO
“Os poetas são mais inspirados pelas imagens do que pela própria presença dos objetos”.
Joubert JOSEPH
Este exercício tem como objetivo relacionar a arquitetura de escola infantil com as ideias pedagógicas. O exercício é um convite para o aluno ampliar seus conhecimentos sobre as diferentes concepções pedagógicas apresentadas por Moacir Gadotti em História das Ideias Pedagógicas.
Um dos principais problemas da arquitetura voltada para a educação decorre da falta de integração verificada entre as diferentes instâncias relacionadas com o ensino: ideias pedagógicas (Gadotti 1997) e o Programa Mais Educação do Ministério da Educação, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias Municipais de Obras e de Planejamento, profissionais de projeto e de construção e profissionais da educação.
Entre os educadores, é comum o entendimento de que o ambiente construído é determinante do processo educacional na qual eles não têm ingerência. Na maior parte dos municípios brasileiros, as escolas infantis/creches são projetadas por profissionais de projeto, a partir de diretrizes e bases formuladas pelas Secretarias de Educação e de Planejamento e de Obras.
Com este exercício, procura-se relacionar as ideias pedagógicas com o estudo sistemático de análise gráfica de edificações destinadas a Escolas Infantis/Creches projetadas por arquitetos e compatíveis com as diretrizes – contexto, pressupostos, conceitos – e propostas do Programa Mais Educação do Ministério da Educação, exploradas e desenvolvidas por Goulart (2010) em Territórios Educativos Para A Educação Integral: a reinvenção pedagógica dos espaços e tempos da escola e da cidade(Goulart 2010) e , com vistas a desenvolver a atitude crítica da turma e construir um conjunto de critérios norteadores da conceituação e uma linguagem projetual capaz de alinhar a arquitetura das Escolas Infantis/Creche com a abordagem pedagógica do projeto proposto.
O