Artigo Poesia Infantil
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objetivo analisar a importância da poesia infantil no processo de formação de leitor na infância e fazer a identificação de alguns dos principais problemas por meio dos quais se revele o panorama em que se insere o fato de esse recurso ser tão pouco explorado, buscando refletir e promover uma reflexão sobre o papel do professor enquanto mediador entre o estudante e o prazer de ler a literatura em verso.
Através de pesquisa de caráter documental bibliográfica, analisamos algumas entrevistas, em sites, exploramos alguns artigos, e faremos uma mostra biográfica das principais obras poéticas voltadas para o publico infantil, de três grandes autores da poesia infantil: Cecilia Meireles, Vinícius de Moraes e do cearense Martins d´Alvarez.
Observamos, ainda, como os livros didáticos trazem as propostas de poesias, como sugerem as atividades de leitura e como a formação dos professores contribui para a exploração.
O estudo que ora expomos originou-se do seguinte problema: como formar leitores através da poesia se não somo leitores de poesia? Qual a origem do problema é da escola ou da formação dos professores?
PRINCIPAIS AUTORES – BREVE HISTÓRICO
A poesia infantil surge no Brasil por volta do século XVIII, com pequenas produções, em sua maioria produzida por pais para os filhos. Tinham um caráter moralista. Aí há, também, o registro de jovens meninas que realizavam pequenos escritos em seus diários ou cadernos de cabeceira. Houve, no entanto, nomes reconhecidos pela crítica literária que se debruçaram sobre esta estética. É o caso de Alvarenga Peixoto (1744-1792), autor de um soneto chamado A Maria Efigênia, escrito para sua filha, que completara, na ocasião, sete anos. O soneto traz conselhos para que a criança não valorize tanto a beleza e a riqueza e passe a valorizar mais a caridade e o amor a Deus. O poeta