leitura
Disciplina: PORTUGUÊS
Atividade: 2
Aluno (a): JOSE ACACIO ALVES FERREIRA
Professor (a): EDSON CEDRIM
Tutor (a): ELISANGELA ALVES DE SOUZA, MARILIA BARROS E VALDENICE DE ANUCENA MENDONÇA.
Data: 01/10/2014
Os gases do efeito estufa são aqueles que dificultam ou impedem a dispersão para o espaço da radiação solar que é refletida pela Terra. Grande parte destes gases é produzida pelos seres humanos em diversas atividades, principalmente pela queima de combustíveis fósseis ocorrendo pelo excesso de carbono no ar que muitas vezes vem não da selva, mas de atividades industriais e escapamentos de carros principalmente em países adiantados como Estados Unidos, União Soviética e pela Europa Ocidental. Estes gases absorvem parte da radiação infra-vermelho emitida pela Terra, favorecendo e efeito estufa e o aquecimento global. Como não existem mecanismos naturais para reverter o fluxo de carbono nas mesmas taxas em que este é transferido, o mesmo acaba sendo concentrado na atmosfera, provocando o aquecimento do planeta, se este aquecimento continuar nas próximas décadas, poderão ter mudanças climáticas extremamente prejudiciais para o meio ambiente como o degelo das calotas polares havendo inundações nas regiões litorâneas.
A principal causa do aumento do buraco na camada de ozônio é a reação química dos CFCs (clorofluorcarbonos) com o ozônio. Estes CFCs estão presentes, principalmente, em aerossóis, ar-condicionado, gás de geladeira, espumas plásticas e solventes. O buraco na camada de ozônio também tem uma leve relação com o aumento do aquecimento global.
O homem deve rever suas formas de explorar e utilizar os recursos naturais e buscar novas formas de se obter energia. Energia mais limpa como a do sol e dos ventos melhorando o equilíbrio do planeta.