leitura
Ensino Fundamental
Atividades de Língua Portuguesa
Nome:
Turma:
Um bom resumo é o que consegue passar para o leitor exatamente o que esperar de um texto. Logo, para escrevê-lo de forma interessante, o autor deve realmente ter entendido o conteúdo. Como resumir é reduzir um todo, precisa-se deixar muitas informações de lado, porque um resumo não precisa explicar tudo. Ele apenas cria um interesse. Ter contato apenas com o resumo pode deixar alguns dados um pouco vagos, mas esse não é um problema. Quem quiser entender em profundidade precisará buscar o original.
Importante lembrar que um resumo não é uma lista de itens, mas um texto articulado, isto é, um texto com estrutura interna que propicia uma progressão temática.
Proposta
Imagine que você, um professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, precise explicar para seus alunos o que é um resumo e, para facilitar o entendimento deles, decide dar um exemplo ao resumir esta fábula.
Como os estudantes têm acesso ao blog da escola, você publicará seu texto nesse ambiente virtual. Entretanto, o texto não pode ultrapassar a quantidade de 8 linhas, o espaço que você possui no blog.
O GATO E A BARATA
A baratinha velha subiu pelo pé do copo que, ainda com um pouco de vinho, tinha sido largado a um canto da cozinha, desceu pela parte de dentro e começou a lambiscar o vinho. Dada a pequena distância que nas baratas vai da boca ao cérebro, o álcool lhe subiu logo a este. Bêbada, a baratinha caiu dentro do copo.
Debateu–se, bebeu mais vinho, ficou mais tonta, debateu–se mais, bebeu mais, tonteou mais e já quase morria quando deparou com o carão do gato doméstico que sorria de sua aflição, do alto do copo.
— Gatinho, meu gatinho — pediu ela —, me salva, me salva. Me salva que assim que eu sair eu deixo você me engolir inteirinha, como você gosta. Me salva.
— Você deixa mesmo eu engolir você? — disse o gato.
— Me saaaalva! — implorou a baratinha. — Eu prometo.
O gato então virou o