leitura
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA PARA UMA BOA PRODUÇÃO TEXTUAL
Problema:
Como a falta da leitura afeta a proficiência na produção textual?
Hipótese:
A leitura tem uma importância vital para obtermos textos coerentes e coesivos, pois é através dela que encontramos subsídios necessários para incorporar vocábulos e experiências que são necessárias à escrita.
Objetivos:
Geral:
Analisar a leitura como processo fundamental da produção textual.
Específicos:
Conceituar a leitura e produção textual, coerência e coesão.
Objetivar aspectos que estabeleçam a associação da leitura e da escrita.
Justificativa:
Pretende-se com esta pesquisa contribuir para o entendimento da importância da leitura para conseguirmos produzir textos coerentes e concisos, analisando o ato de ler como vital para o desenvolvimento de qualquer indivíduo.
Através da leitura que o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.
Procedimento metodológico: Essa pesquisa caracteriza-se do tipo bibliográfica (onde são estudados livros, revistas, fichários e sites).
Segundo Gil (2002), a pesquisa tem um caráter pragmático, é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas e ações, propondo encontrar dessa forma a solução para um problema, que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos.
Fundamentação Teórica
1.1- A leitura e sua importância
A leitura acontece da curiosidade e do desejo da interação com o outro, e é fundamental para desencadear o aprendizado.
Para Kleiman(2002), o processo de leitura torna-se cada vez mais simples quando o leitor passa a ler continuamente, pois assim ele passará a conhecer o léxico e a semântica do texto.
1.2- Leitura: Coesão e coerência
1.3- Como a leitura influência a escrita
1.4- A dificuldade de escrever textos