Ignição e alimentação
Módulo: Sistema do Automóvel IV (Ignição, alimentação e sobrealimentação)
Motores sobrealimentados com turbocompressor
Definição e Funcionamento de um turbo: Os turbocompressores são um tipo de sistema de indução forçada, uma vez que eles comprimem o ar que entra no motor. A vantagem da compressão do ar é que isso permite ao motor receber mais ar dentro dos cilindros - e mais ar significa que podemos adicionar também mais combustível. Obtém-se, portanto, mais potência das explosões em cada cilindro. Um motor turbo comprimido produz mais potência do que o mesmo motor sem o turbo. Isso pode melhorar significativamente a relação peso/potência do motor.
Cuidados a ter com carros Turbinados:
- Quando um turbo está "mal de saúde" por vezes existem os seguintes sintomas; o consumo de óleo, a perda da força e a quebra de potência acompanhado de um ligeiro "assobio".
- O óleo utilizado no motor deve ser sintético ou semi-sintético (10W40, 5W40, entre outros), pois permite lubrificar com mais eficiência os pequenos orifícios do motor. O óleo fraco torna-se pastoso e obstruí estas passagens, não arrefecendo o turbo e claro levando a ruína do mesmo.
- Cuidados que devemos de ter com o Turbo, NUNCA fazer acelerações em alto regime, quando o carro ainda se encontra frio, o ideal será não ultrapassar as 2.500rpm (depende do modelo) . Se possível deixar o carro ao ralenti, cerca de 8 segundos antes de iniciar viagem, nunca mais que 5 minutos, porque ao contrario do que muita gente diz, o carro não deve aquecer ao relentim mas sim em andamento.
- Depois de uma viagem ou de ser ter levado o carro a altos regimes de rotações, deve-se sempre que se imobiliza o automóvel, deixar 1 a 2 minutos ao relentim, chamado turbo timer, engine cool down, porque a turbina funciona em óleo, óleo esse que é enviado pelo motor, ora se desligarmos o motor, a pressão do óleo cai quase imediatamente para 0, o que acontece com isto ? Acontece que a