empreendedorismo
Correspondem aos recursos utilizados para conferir ao texto o caráter científico necessário, ao mesmo tempo em que fornecem ao leitor a possibilidade de comprovação da argumentação sustentada. Toda pesquisa sempre se detém na análise de informações retiradas de diversas fontes de informação, de divergentes opiniões sobre um tema, de uma pluralidade muito grande de doutrinas específicas sobre o mesmo e tudo isto precisa ser exposto, analisado e diferenciado no texto. Para tanto são utilizados alguns recursos metodológicos, dentre eles, os mais importantes, as notas de rodapé e as citações.
Notas de rodapé As notas de rodapé se localizam na margem inferior da mesma página onde ocorre a chamada numérica recebida no texto. São separadas do texto por um traço contínuo, digitadas em espaço simples e com caractere menor do que o usado para o texto (FRANÇA, 2007).
Segundo a NBR 10520 (2002), as notas são alinhadas pela primeira palavra e sem espaço entre elas.
De acordo com França (2007), as notas de rodapé destinam-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações, que não devam ser incluídas no texto para não interromper a seqüência lógica da leitura. Devem ser reduzidas no mínimo e situar-se em local tão próximo quanto possível do texto, não sendo aconselhável reuni-las todas no fim de capítulos ou da publicação.
Nas notas de rodapé podem haver notas explicativas e notas de referência que são as mais utilizadas caso o sistema de citação seja numérico e não autor-data. Notas explicativas As notas explicativas têm a mesma função das notas de rodapé. De acordo com a NBR 10520 (2002), as notas explicativas são usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto. Exemplo: _______________ ¹ A ação do governo está sendo empreendida através da COBAL, com a criação da rede Somar de Abastecimento.
Notas de