Leitura
MÓDULO: PESQUISA, EDUCAÇÃO ESPECIAL E LIBRAS.
6º SEMESTRE
1. De acordo com os nossos estudos, a deficiência seria a resposta aos comportamentos imorais dos homens “um justo castigo dos céus”. Diante disso qual foi o posicionamento da igreja que era a força dominante naquele período.
R: Eles passaram a provocar mudanças nos costumes e atitudes dos homens, as pessoas deficientes passaram, como todos os homens, a ser donos de alma e considerados filhos de Deus. Na medida em que ganhou alma, o deficiente foi beneficiado.
2. Considerando o percurso histórico da Educação Especial no Brasil, temos:
• A referência legal à Educação Especial, de âmbito nacional, apresentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 4024/61, que no capítulo III, reservou dois artigos, 88 e 89, para a educação do portador de deficiência.
• A LDB 9394/96 destinou um Capítulo inteiro para a Educação Especial.
Apresente um paralelo entre as proposições das duas Leis.
3. Apresente um resumo de até 15 linhas sobre Paralisia Cerebral.
R: È uma condição caracterizada por um mau controle muscular, espasticidade, paralisia e outras deficiências neurológicas decorrentes de uma lesão cerebral que corre durante a gestação, durante o nascimento, após o nascimento, ou antes, dos 5 anos de idade.
A paralisia cerebral afeta 1 ou 2 em cada 1000 crianças, mas é 10 vezes mais comum em recém - nascidos prematuros, sendo comum em lactentes muito pequenos. Há muitos tipos de lesões, mas geralmente suas causas são desconhecidas, ela ocorre durante o parto e o mau suprimento de oxigênio ao cérebro é responsável por 10% a 15% dos casos. Durante os primeiros anos de vida, algumas doenças graves podem causar lesões graves e acarretar paralisia cerebral como a meningite, sépsis, traumatismo, ou desidratação grave. Os sintomas podem variar desde um desajeitamento quase imperceptível a uma espasticidade grave, com contorções dos membros