leitura
Partindo do conceito de que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos; e que, por meio de ações linguísticas e sociocognitivas, constroem objetos de discurso e propostas de sentido.
O objetivo deste trabalho é abordar os seguintes temas: Concepção de Leitura, Estratégia de Leitura, Leitura e Produção de Sentidos, Gêneros Textuais e Suas Características, Elementos Coesivos, Tipos de Textos e Reforma Ortográfica.
A palavra leitura, provém de concepções de sujeito, língua, texto e sentido adotados
De acordo com Adam e Starr (apud colomer, 2002 p.31) entende-se por leitura a capacidade de entender um texto escrito. Assim ler é mais do que um simples ato de decodificar, é antes de tudo um ato de raciocínio.
Diante deste contexto destacamos algumas formas para compreender leitura, texto e sentido.
De maneira sucinta, em especial o PLT(Ler e Compreender os Sentidos do Texto- Ingedore Villaça Koch, Vanda Maria Elias), nos permite de uma forma menos complexa entender melhor. O texto contem informações explícitas e sugestões implícitas que fazem o autor utilizar do seu conhecimento: a) Foco no Autor: Aqui observamos que o autor assume o papel principal, ou seja, ele constrói a sua imagem de modo que o interlocutor perceba e reconheça exatamente, através da leitura, os desejos e atos do autor. b) Foco no Texto: Aqui os papeis se invertem. O autor quer que o interlocutor perceba a importância e a riqueza do texto em si, exigindo que o mesmo com isso vivencie o sentido das palavras. c) Foco na Interação Autor-Texto-Leitor: Diferente das formas anteriores observamos que após o leitor perceber a importância do texto, sua riqueza, decifrar a imagem do autor percebendo os seus desejos. Espera-se que o leitor passe a interagir com o texto e com o autor de modo a finalmente compreender o sentido da leitura.
O livro tem como objetivo determinar a interação autor-texto-leitor com o