ATPS de TGA Etapa 01
Passo 1
1 - O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história.
A palavra administração tem origem no latim e significa: administer
Ad = (direção para, tendência, junto de)
Minister = Comparativo de inferioridade, o sufixo ter (subordinação e obediência) aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. Função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro.
A Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilizações de recursos. O processe administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.
Envolve toda uma questão de planejamento (curto, médio e longo prazo) onde de projeta os objetivos a serem alcançada, organização dos recursos que auxiliaram a atingir o objetivo, controle destes recursos e direção do mesmo. O administrador além de conhecimento deve ter habilidade e atitude para guiar uma empresa rumo ao objetivo ideal, A administração como qualquer outra área passou por uma serie de mudanças ao longo do tempo:
Administração cientifica (TAYLOR): base homem/máquina.
Administração clássica (FAYOL): introdução das necessidades do homem.
Administração burocrática (WEBER): burocracia para melhorar o processo.
São cinco variáveis básicas da teoria geral da administração.
1. Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais. 2. Ênfase nas estruturas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações. 3. Ênfase nas pessoas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações. 4. Ênfase na tecnologia: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida