ADOLESCENCIA E DISCIPLINA
Na fase pré-escolar e escolar, há muita monotonia na dieta, eles costumam querer comer sempre uma coisa só ( ex: arroz c/ ovo todos os dias...)qdo manda comer algo novo, costumam ter rejeição.
A adolescência é um período de crescimento rápido e de muitas modificações corporais, (e também fisiológica que requer uma quantidade muito grande de energia) requerendo um aumento nas necessidades de energia e de nutrientes( precisa-se verificar o que o adolescente está comendo, porque ele ingere muita coisa calórica e de baixo valor nutricional, calorias vazias e valores nutricionais inadequados) neste período podem aparecer novos hábito de consumo( nessa fase começa variar o cardápio) , inclusive com reflexo na alimentação diária, explicáveis por motivos psicológicos e socioeconômicos( o adolescente adquire + autonomia, fica difícil sabermos a quantidade que ele come e muitas vezes o que ele come). Estes novos hábitos decore da influencia de amigos, rebeldia contras os controles exercidos pela família, estabelecimento de novos limites, mudança de valores, estilos de vida busca de autonomia e identidade. Dificuldades p/ tratar o adolescente, pois muitos vão ao nutricionista obrigado pelos pais, não têm consciência do risco que é alimentar-se “mal”, c/ isso muitos ficam c/ o colesterol alto e outras doenças relacionadas à nutrição. Alguns adolescentes já sentem à necessidade de se tratarem, uns por serem obesos, outros por serem magros demais, (às vezes sofrem bulling), outros porque são muito vaidosos e se preocupam com a aparência.
Em relação à nutrição o habito de comer fora de casa, ou o preparo dos próprios alimentos são frequentes entres adolescentes e repercute, em longo prazo na saúde futura do individuo adulto e no padrão de consumo alimentar (DUARTE, 1993).
Os adolescente tem sido considerados um grupo de risco nutricional devido ao aumento das necessidades nutricionais frente ao conhecimento e aos hábitos alimentares irregulares muitos não