Gravidez na adolescencia
Gravidez na Adolescência
1. Período previsto: Mês de de 2014
1. Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências Naturais, Geografia, Artes, História e Educação Religiosa
1. Diagnóstico das necessidades:
Necessidades da escola:
Formar alunos conscientes acerca da sua própria sexualidade, fornecendo-lhes informações que promovam seu bem-estar físico, mental e moral.
Necessidades da sociedade:
Propiciar meios para que haja respeito à diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que garantida a dignidade do ser humano.
Interesses dos alunos:
Receber orientações confiáveis e precisas sobre sexualidade de modo que possam fazer escolhas sábias e acertadas nessa questão.
5. Justificativa:
O processo ensino aprendizagem visa à formação integral do indivíduo. Por isso os aspectos de âmbito físico, cognitivo, social, mental e moral, enfim, todos devem ser contemplados e receberem tratamento especial e individualizado.
A sexualidade é atualmente vista como um problema de saúde pública, sendo a escola local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes.
A respeito dessa questão os PCN (1997) afirmam: A partir de meados dos anos 80, a demanda por trabalhos na área da sexualidade nas escolas aumentou devido à preocupação dos educadores com o grande crescimento da gravidez indesejada entre as adolescentes e com o risco da contaminação pelo HIV (vírus da AIDS) entre os jovens.
“Uns dos principais problemas enfrentados pelos jovens nos dias atuais estão relacionados à sexualidade, em especial a gravidez indesejada na adolescência, fato esse que implica na evasão escolar de muitas alunas adolescentes”.
Tal fato demonstra a falha tanto da escola que não foi capaz de fornecer orientação sexual precisa de modo a evitar que esse fato se repetisse diversas vezes na U.E.; como também demonstra incompetência