leitura
TEMA: – A função da leitura e da escrita no mundo dos textos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: TODO ANO LETIVO DE 2013.
SÉRIES ATENDIDAS: 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II e EJA.
PROJETO EDUCACIONAL 2013
APRESENTAÇÃO
Muito se fala sobre a importância da formação do leitor, mas pouco se tem feito no que se diz respeito à forma como se desenvolver o gosto e o desejo pela leitura.
O ato de ler e escrever não visa só a formação acadêmica do indivíduo, mas a sua formação como cidadão, então o trabalho na formação do leitor, inevitavelmente, passa pela leitura e reescrita e contrução de textos, livros, imagens, sons e músicas do seu cotidiano.
Desde criança, o indivíduo escuta histórias e músicas, narradas ou cantadas pelos seus pais e familiares mais próximos. Os contos de fadas, as fábulas, as histórias bíblicas, os poemas, as canções ou até as histórias inventadas por eles, carregam o poder de encantar e emocionar a todos que ouvem.
E é ouvindo estas histórias, que podemos ter sentimentos importantes, como: tristeza, raiva, irritação, medo, alegria, segurança, insegurança, irritação, bem-estar, tranqüilidade, entre muitaos outros. Daí a importância de se escolher livros, contos, diversos textos e músicas que permitam desenvolvimento do senso crítico, possibilitando a formação de um ser independente.
Toda criança que lê e tem acesso ao mundo letrado, tem maior facilidade de aprender, conhecer, criar e experimentar. Assim, pode-se perceber a importância da leitura e da escrita, principalmente quando estas trazem benefícios para toda a comunidade escolar, pois quanto maior é o entendimento e o conhecimento, mais o professor pode avançar e aguçar a curiosidade dos alunos, para que busquem soluções e respostas em todos os gêneros textuais.
Os gêneros textuais representam a forma como a língua está organizada nas diversas situações de comunicação do cotidiano, seja na escola, em casa, nas horas de lazer, na instituição