Leitura
Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar, no meio em que vivemos atualmente, em um país castigado pelo analfabetismo, são fundamentais, projetos de incentivos a leitura, ela é muito importante para o aprendizado do ser humano, pois através desta podem obter conhecimento e aumentar o raciocínio, muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, isso acontece por não ser um habito, pois se isso fizesse parte do cotidiano da sociedade, os cidadãos apreciariam uma boa obra literária.
Leitura é situação e gestualidade, é rotura com a estabilidade e afirma-se enquanto dinâmica de rituais que abrigam e imputam ao processo cognitivo uma dada forma de estar, de ler e de ver o mundo, como se esse mundo fosse "mundo aberto em forma de livro", como se esse mundo visto fenomenologicamente fosse, como afirma Barbier "infinidade de leituras". Consoante a natureza dos volumes, dos textos lidos, das pessoas que os lêem, dos momentos e situações, das necessidades, inerentes a esse próprio mundo. Assim, a leitura propõe-se, cinco objetivos de leitura: de prazer, de informação, de aperfeiçoamento, de aquisição de valores e de perspectiva crítica.
Ler por prazer é o X da questão, há quem leia, por exemplo, apenas para se informar, dedicando regulamente algumas horas de seu precioso tempo a jornais e revistas, trata-se de um hábito mais que saudável, a ser preservado e disseminado, e de suma importância na chamada "sociedade da informação" em que vivemos. A leitura para estudar, parte da rotina nas salas de aula, tem suas funções pedagógicas, mas não faz despertar a paixão pela literatura, quem descobre prazer numa obra literária nunca mais para de ler, quando chega ao fim de um livro, já está louco para abrir o próximo. Ler é muito mais que isso, é um movimento de interação das pessoas com o mundo e delas entre si e isso se adquire quando passa a exercer a função social da língua, ou seja, quando sai