Leitura e sentidos de texto
Introdução:
A importância da leitura e o entendimento dos códigos em nosso dia a dia.
Concepção de leitura
Desde crianças, ouvimos com frequência sobre a importância de criarmos o hábito da leitura, sobre a necessidade de inserirmos a leitura em nossa vida, ouvimos também sobre o importante papel das Escolas em desenvolver o gosto e o hábito pela leitura.
Dentro deste assunto, destacam-se algumas questões: O que é ler? Para que ler? Como ler? Estas perguntas poderão ser respondidas de diferentes formas. Depende diretamente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se aplique a leitura. É uma atividade de produção de sentido, que pode ser desenvolvido de três formas: com foco no autor, com foto no texto ou com o foco na interação autor-texto-leitor. Dessa forma o autor escreve o texto e o leito com seu conhecimento intelectual e experiência vivida compreende e o interpreta.
“Conforme afirmação e estudos de Frank Smith, psicolingüista norte-americano, estudando a leitura, mostra que gradativamente os pesquisadores da linguagem passam a considerá-la como um processo, no qual o leitor participa com uma aptidão que não depende basicamente de sua capacidade de decifrar sinais, mas sim se sua capacidade de dar sentidos a eles, compreendê-los. Mesmo se tratando de escrita, o procedimento está mais ligado à experiência pessoal, à vivência de cada um, do que ao conhecimento sistemático da língua. (Trecho extraído do Livro O que é leitura? Autora: Maria Helena Martins)
Estratégias de Leitura: Na interação autor texto leitor e fundamental que o leitor critique, contradiga, avalie a informação que está obtendo durante a leitura, que concorde, que apoie, sendo de extrema importância reagir diante do que está sendo lido. Para que essa “reação” possa ocorrer o mesmo se utiliza de estratégias de leitura. Essas estratégias são compostas pelas antecipações e hipóteses que assumimos com base no conhecimento adquirido ao