Leitura e produção de textos
Diante de tanta modernidade e tecnologia atual, pouco se ouve falar em hábitos de leitura, devido ao constante movimento de atividades diárias, pouco tempo é reservado ao cultivo da leitura, portanto faz-se necessário que os futuros educadores procurem desenvolver em seus educandos, o prazer da leitura na escola e no dia-a-dia .
O prazer de ler se destaca quando o autor dos livros corresponde ás expectativas do leitor, o que faz com que a leitura se torne atraente e proporcionando cada vez mais o interesse do leitor, e que esse consiga absorver as idéias e intenções do autor.
Um fator muito interessante e que chama a atenção, é o foco no texto, o leitor que consegue capturar e reconhecer os sentidos das palavras e as estruturas do texto consegue reproduzir e decodificar a mensagem que o autor tentou passar através daquele texto. Sendo assim, ocorre uma interação autor-leitor que gera uma construção de valores sociais que se erguem e se difundem através do texto.
Portanto, o que causa sentido a um determinado texto é a interação que só é possível através do hábito da leitura, e também na escolha e seleção de leituras adequadas à diversidade de gostos e capacidade que os leitores tem de interpretar os autores e compreender suas mensagens , é necessário que o educador seja apto para discernir e selecionar previamente o gênero dos textos verificando a provável eficiência do uso do determinado texto. Também é de grande relevância o contexto em que foi escrito o texto, pois os fatores circunstanciais em que o texto foi produzido, pode fazer com que haja um sentido que queira ser passado pelo autor, porém em determinado período ou região em diferentes contextos, o educando não esteja apto a interpreta-lo de acordo com a linha de pensamento em que o escritor se inspirou.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Intencionalmente os textos são criados para chamar a atenção do leitor e levá-lo a