Leitura e Produção de Texto
Do texto para o mundo e do mundo para o texto: movimentos de leitura e de escrita
Maria Ester Vieira de Sousa
Regina Celi Mendes Pereira
Apresentação
Caro Aluno!
A disciplina Leitura e Produção de Texto I tem como foco principal introduzir, desde o primeiro semestre do Curso, uma discussão sobre a leitura e a produção de texto, aliando teoria e prática, para que, através da revisão de conceitos básicos que informam essa disciplina, o educando possa repensar a sua prática de leitura e de produção de texto, ao mesmo tempo em que reßete sobre esse conteúdo de ensino.
Nesse sentido, essa disciplina encontra-se divida em três unidades. A primeira pretende dar conta da discussão acerca das noções de leitura e das perspectivas teóricas que sustentam essas noções, enfocando a relação leitor/ texto/autor. Serão priorizadas três perspectivas teóricas: Cognitivista, Sóciointeracionista, Discursiva. A segunda unidade tem como objetivo apresentar uma visão geral do conceito de gênero – partindo da tradição literária até os dias atuais –, bem como sua descrição e funcionalidade. A terceira unidade tratará da importância da utilização dos gêneros textuais para o ensino da leitura e da escrita e de suas implicações, enquanto procedimento metodológico, para o desenvolvimento dessas competências.
67
UNIDADE I
NOÇÕES DE LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO
1.1 Breve introdução
Atualmente torna-se ainda mais presente, dentro e fora da escola, um discurso de valorização da leitura. Contraditoriamente, também é comum um discurso que alega a sua ausência. Iniciemos, então, esclarecendo essa contradição.
A expressão “é preciso ler” faz parte do dia-a-dia da escola e é uma exigência da nossa sociedade; paralelamente, aÞrma-se constantemente que o aluno não gosta de ler, que o brasileiro não lê e, em conseqüência, não possui uma visão crítica do mundo que o cerca. Ler passou a ser um imperativo dos nossos tempos, do