Leitura e Produção de Texto
Polo Educacional Criciúma – SC
Licenciatura em Letras – Português e Inglês
ATPS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Tamiris Di Donato Bergamini (tutora a distancia)
DINAMISMO NA LEITURA: DESENVOLVENDO LEITORES.
Ananias Almeida Gonçalves RA: 430686
Daniel Machado Quirino RA: 413128
Juliana Cavanholi Pereira RA: 443144
Morgana Réus RA: 443030
Vanessa Duzioni Abel Cechinel RA: 443145
Criciúma, 17 de junho de 2013
Concepção de Leitura.
Há várias questões que podem ser abordadas neste aspecto, entretanto, a questão primordial é: No que consiste a concepção da leitura? Qual a importância da leitura?
O ato de ler, não consiste apenas em alfabetizar a criança e ensinar-lhe a língua pátria corretamente, mas atentar-se ao fato de que o simples ato de ler pode lhe abrir portas, ensinar-lhe o prazer da leitura e a importância desta ferramenta para construção do conhecimento. De acordo com Koch (2002), a concepção da língua como representação do pensamento corresponde à de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de sua ação, dentro deste pensamento o texto é visto como um produto do pensamento, ou seja, o autor cria o texto, enquanto o leitor, com base em suas informações básicas adquiridas desde a infância, tem como objetivo captar a essência daquilo que está sendo transmitido. Seguindo neste cerne, podemos visualizar a interação do autor com o leitor através do texto. Portanto, o texto é uma ferramenta de ligação entre autor-leitor, tendo como base informações pré-estabelecidas, o leitor tem a capacidade de sentir e visualizar aquilo que o autor propôs.
Estratégias de Leitura.
Para que possamos nos utilizarmos de forma proveitosa desta importante ferramenta, algumas estratégias de leitura podem ser adotadas para a criação do sentido. Dentro deste parâmetro, espera-se que o leitor questione, critique, avalie toda a informação posta, a partir do momento que o leitor adota tais medidas ele passa de