leitura e produção de texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Texto”, sob orientação do professor-tutor à distância
Introdução Veremos que a leitura é a construção de sentidos decorrentes da interação emissor/receptor. Assim, enfatiza-se que a bagagem cultural do leitor é fundamental para uma leitura eficaz e para melhor entendimento do texto, uma vez que ele utiliza seu conhecimento de mundo e seu conhecimento de texto para construir uma interpretação sobre o que lê.
Apresentare-mos, neste trabalho, algumas concepções de gêneros textuais, tipologias e algumas modalidades discursivas que constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como forma de organizar a linguagem.
O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial. Ele entrou em vigor em janeiro de 2009.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ARTIGO BIBLIOTECA DE CLASSE. Lílian Lopes Martin da Silva apresenta uma reflexão da rede escolar do município de Ponta Grossa/PR, por ocasião da II Feira Municipal do Livro. Procura desenvolver idéias acerca da biblioteca de classe para formação de leitores na escola. A prioridade da Biblioteca de classe não é o desenvolvimento de competências, da fluência na leitura, da intelecção dos textos, do apuro da crítica. Antes, um espaço/tempo curricular que admite a professor e alunos, percursos distintos pelos livros e pela leitura.A Biblioteca de classe proporciona um estudo mais dinâmico prazeroso e deveria ser adotado em todas as escolas, pois é na escola que a criança deve ser muito estimulada a leitura para criar o hábito e o gosto de ler O habito de