Leitura e Produção de Texto
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Texto”, sob orientação Professor Tutor à distância: Adalgisa Bergamin Diples.
Leme / SP
2013
RESUMO
Tendo como base os estudos sobre Leitura e Produção de Texto, o presente trabalho enfatiza o processo cognitivo da leitura onde analisa que a leitura não é apenas alienar o sentido das palavras, mas sim, adquirir novos símbolos por meio de acesso a um mundo novo daquele em que a leitura. Considerando que a leitura é indispensável, pode-se salientar que a leitura é um processo de continuo aprendizagem e um instrumento mediador, que auxilia o trabalho pedagógico do educador, podendo ser compreendida como decodificação mecânica de signos lingüísticos e como processo de compreensão abrangente, envolvendo componentes sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, econômicos e político.
PALAVRAS CHAVE: Leitura, processo cognitivo, decodificação, compreensão, estrutura, estratégias, elementos coesivos, tipos textuais.
SUMÁRIO
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO
A linguagem humana pode ser concebida como representação do mundo e do pensamento, do qual o ser humano recebe e interpreta mensagens que refletem seus pensamentos e conhecimentos do mundo.
Na prática da leitura e produção de textos, é importante considerar a linguagem como uma ação social. Ler e escrever textos são ricos e interativos, onde se dá sentido a partir de conhecimentos diversos e compartilhados entre todos que interagem.
Há diferentes formas de expressão textual, são textos produzidos por usuários de uma língua onde a estrutura das seqüências lingüísticas encontradas no texto, pode ser classificada por tipos textuais a partir de sua estrutura e estilo composicionais.
2. LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
A leitura é vista por toda a