Leitura e produção de texto
Quando algo nos desperta interesse, logo nos prendemos para ler. Mas para lermos um texto é preciso mais que estar interessado no assunto, temos que interagir com o escritor, temos que ter conhecimento de mundo, e do assunto, pelo menos um pouco;
O ato de ler tem que ser algo importante e gratificante para cada um de nós, e para isso acontecer, temos, como em tudo algumas “regras”
O conhecimento de mundo é uma delas, o autor de um livro sobre Sherlock Holmes não poderá transmitir sua idéia na essência, se quem estiver lendo não souber quem é o personagem;
Conhecimento gramatical: se o leitor não souber utilizar pontuação na leitura, o texto pode perder o significado, pois uma vírgula faz muita diferença.
Hábito de leitura: Quanto mais se lê, mais se tem vontade de ler, e mais palavras se aprende.
Com essas regrinhas, o leitor começa a unir novas informações com as que já possui em sua mente, e consegue dar um sentido mais amplo ao que lê.
A partir do momento que o leitor começa interagir com o autor, ele precisa utilizar algumas estratégias de leitura para que ele possa compreender a situação e o momento que o autor se encontrava quando escreveu.
Essas estratégias consistem em antecipar informações que podem estar no texto, pelo conhecimento que se tem do assunto; e também realizar inferências, ou seja, ler e entender mais do que está no papel, também dependendo do conhecimento que se tem. Ao longo desse processo pode-se localizar as informações que antecipadas no texto, conferir as inferências do texto, para torná-las reais ou não, pode-se fazer um resumo das informações contidas no texto, e enfim fazer relação entre o que se conhece de outras leituras ou de informações passadas por outras pessoas.
Usando todos esses métodos, o leitor se tornará uma pessoa mais sábia, terá um conhecimento mais amplo sobre vários assuntos, logo estará apto a