Mundo espiritual
TEXTO
DEUTERONÔMIO – 34:7
7. Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor.
Moisés, como é gratificante falar sobre este homem, um servo fiel que sempre se mostrou ser um verdadeiro cristão. Mas as coisas para Moisés nunca foram fáceis, pelo contrário, teve que dar duro. Porém se olharmos atentamente para sua vida veremos que a sua rápida passagem pela terra nos deixou grandes ensinamentos, e eu gostaria de frisar um desses ensinamentos, que chamo de as três fases da vida de Moisés.
1ª FASE - DOS 0 AOS 40 ANOS
FASE SEM IDENTIDADE
Seu nascimento foi meio complicado, pois seus pais eram pobres e escravos em um país cheio de deuses, quando os Hebreus só adoravam a um Deus, a Jeová.
Talvez você não saiba, mas o nome EGITO significa TERRA DE CÃO, nome propício para um país que adora vaca. O interessante que o Egito só foi mesmo uma grande nação durante os 432 anos que os Israelitas ficaram por lá, uma vez que depois da saída deles nunca mais o Egito se levantou.
Aos três meses Moisés teve que ser colocado no rio para que alguém o pegasse e o salvasse da fúria do Faraó Ramsés I, quando Chega no palácio do faraó volta a ser levado para Joquebede, para ser amamentado, aos cinco anos volta para o palácio onde é criado nos costumes do Egito, mas, uma criança com cinco anos já havia aprendido alguns costumes vivendo no meio dos Hebreus.
Os anos se passam e Moisés está cheio de perguntas, e uma delas é, porque o Deus de Joquebede, de Mirian, de Arão, não fala com ele. Que dilema ele não sabia direito quem ele era, Egipicio ou Hebreu, estava complicado. Era porque Moisé não tinha uma identidade que Deus não falava com ele, pois Deus não fala com marcolino. Mas Jeová precisava ter um particular com Moisés. Então Moisés com quarenta anos de idade mata um egípicio e com medo de ser