Leitura e produção de texto
Mecanismos de coesão:
Repetição: A repetição é um dos principais elementos de coesão do texto jornalístico fatual, que, por sua natureza, deve dispensar a releitura por parte do receptor (o leitor, no caso). A repetição pode ser considerada a mais explícita ferramenta de coesão.
Ex: Oito pessoas morreram (cinco passageiros de uma mesma família e dois tripulantes, além de uma mulher que teve ataque cardíaco) na queda de um avião bimotor Aero Commander, da empresa J. Caetano, da cidade de Maringá (PR). O avião prefixo PTI-EE caiu sobre quatro sobrados da Rua Andaquara, no bairro de Jardim Marajoara, Zona Sul de São Paulo, por volta das 21h40 de sábado. O impacto ainda atingiu mais três residências.
Estava no avião o empresário Silvio Name Júnior, de 33 anos, que foi candidato a prefeito de Maringá nas últimas eleições (leia reportagem nesta página); o piloto José Traspadini , de 64 anos; o co-piloto Geraldo Antônio da Silva Júnior, de 38; o sogro de Name Júnior , Márcio Artur Lerro Ribeiro , de 57; seus filhos Márcio Rocha Ribeiro Neto, de 28, e Gabriela Gimenes Ribeiro , de 31; e o marido dela , João Izidoro de Andrade , de 53 anos.
REPETIÇÃO PARCIAL: na retomada de nomes de pessoas, a repetição parcial é o mais comum mecanismo coesivo do texto jornalístico.
Exemplos:
1-Estavam no avião o empresário Silvio Name Júnior , de 33 anos, que foi candidato a prefeito de Maringá nas últimas eleições (leia reportagem nesta página); o piloto José Traspadini , de 64 anos; o co-piloto Geraldo Antônio da Silva Júnior, de 38; o sogro de Name Júnior , Márcio Artur Lerro Ribeiro , de 57; seus filhos Márcio Rocha Ribeiro Neto, de 28, e Gabriela Gimenes Ribeiro , de 31; e o marido dela , João Izidoro de Andrade , de 53 anos.
2-Izidoro Andrade (7) é conhecido na região (8) como um dos maiores compradores de cabeças de gado do Sul (8) do país. Márcio Ribeiro (5) era um dos sócios do Frigorífico Naviraí, empresa proprietária do bimotor (1). Isidoro Andrade