Transformadores de corrente
Modelagem de Transformadores Trifásicos
Dentre os tipos de transformadores trifásicos, o transformador de três colunas é o mais comum. Existem também unidades trifásicas compostas por bancos de transformadores monofásicos e ainda transformadores de cinco colunas. A diferença básica entre estes tipos está principalmente no acoplamento magnético entre fases que ocorre através do núcleo. Bancos de transformadores compostos por unidades monofásicas não possuem esse acoplamento magnético, uma vez que cada unidade possui um núcleo individual. O modelo de transformadores trifásicos disponível no ATP é, na verdade, representado por bancos de transformadores monofásicos. Isto é um fato, mesmo porque o ATP trabalha com redes elétricas sem o acoplamento magnético propriamente dito. Quando este é importante na solução de problemas de transitórios eletromagnético a alternativa que se pode utilizar é representar grandezas magnética por grandezas elétricas utilizando o princípio da dualidade. O objetivo aqui proposto consiste em trabalhar com o modelo disponível no ATP, que para grande maioria de estudos de sistemas elétricos, apresenta resultados muito satisfatórios. Antes da análise do problema da modelagem, apresenta-se aqui uma revisão sucinta de alguns conceitos e operação transformadores.
1
Transformador trifásico com dois enrolamentos.
Os transformadores possuem três partes fundamentais que que se deve preocupar: Núcleo; Enrolamentos; e sistema de refrigeração. Neste item preocupar-se-á apenas com os parâmetros
associados aos enrolamentos e núcleo magnético. Porém, embora não se considere o sistema de refrigeração fica entendido que as perdas no transformador não devem ultrapassar os limites nominais garantidos pelo fabricante. A relação entre as grandezas nominais de potência tensão e corrente no enrolamento e dada por:
In =
Onde: In – é a corrente nomina (A)
Sn 3 ×U n
Sn – é a potência