Leitura e produção de texto
Suélle Paolla Oliveira de Araújo Prazeres RA: 2321467773
Mônica Félix de Souza Gomes RA: 2330444249
Vanessa Gomes Botelho Oliveira RA: 2321387096
Desafio de Leitura e Produção de Texto
A leitura é um fator importantíssimo na construção do conhecimento, ela não se configura como um processo passivo. Longe disso, pois exige a descoberta e recriação, pois o leitor além de partilhar e recriar referenciais de mundo, transforma-se num produtor de acontecimentos em função de sua compreensão e consciência crítica. (VALENTINI, 1999, p. 63)
Todos concordamos que cultivar o hábito de leitura é algo imprescindível durante a formação de jovens e crianças, e que fará a diferença pelo resto de suas vidas.
A concepção de leitura vai mais além e envolve questões do tipo: O que ler? Para que ler? Como ler? Tais questionamentos podem ser respondidos de diferentes modos, a diferença está exatamente na concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.
Foco no autor: Atividade de captação das ideias do autor sem levar em consideração as experiências e os conhecimentos do leitor. O foco de atenção é, pois, o autor e suas intenções, cabendo ao leitor captá-las.
Foco no texto: Atividade que exige do leitor o reconhecimento do sentido das palavras e demais estruturas do texto. O texto é visto como simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando a este, para tanto, o conhecimento do código utilizado.
Foco na interação autor – texto - leitor: Atividade dede produção de sentidos possíveis pelo ouvinte/leitor. Nessa concepção a leitura é, pois, uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza evidentemente com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior de saberes no interior do evento comunicativo. A interação autor-texto-leitor
Leitura