leitura e producao de sentidos
A leitura é de mera importância em nossas vidas, pois nos dá um maior conhecimento, uma maior capacidade em desenvolver nosso raciocínio, maior capacidade no nosso senso crítico e uma capacidade para uma melhor interpretação.
O prazer em leitura deve ser ensinado desde a infância, pois a leitura nos possibilita uma forma de conhecimento entre culturas, estimula nossa imaginação, proporciona novas descobertas, e um vocabulário mais rico.
Na concepção para uma leitura é importante destacar que a concepção se divide em três partes: foco no autor (como uma representação por pensamento); foco no texto (é uma representação feita por códigos); e o foco autor-texto-leitor (é construído na interação texto-sejeitos).
Foco no autor
É descrita em forma de pensamento, onde o sujeito é representado pelo ego, que faz uma representação vista como um produto lógico (mental) e cabe ao leitor captar da forma em que foi mentalizada.
Nessa concepção o leitor cabe o reconhecimento das intenções mentalizadas pelo autor.
Foco no texto
Nessa concepção ela é representada como um código. Cabe ao leitor decodificar os códigos para assim conhecer o código utilizado.
Nessa concepção cabe ao leitor o reconhecimento dos sentidos,como o texto foi estruturado e as palavras utilizadas.
Em ambas as concepções o leitor realiza uma atividade de reconhecimento de reprodução.
Foco na interação autor-texto-leitor.
Nessa concepção há uma interação entre o autor que escreve e coloca no texto seu ponto de vista onde há uma interação com o leitor que tende a compreender e interpretar o que foi dito pelo autor e faz o levantamento de uma lógica própria não descrita no texto.
Nessa leitura leva em consideração o conhecimento e experiências do leitor, para que si próprio faça uma construção de sentido único e próprio, levantando suas principais idéias.
Estratégias de leituras
Estratégias de leituras são métodos utilizados pelo leitor para uma melhor