Leitura e linguagem
Centro de Educação a Distancia
Serviço Social
FABIANA RA -444303
Naviraí – M.S
03/06/2013
Etapa: 1
O que é concepção de leitura?
A leitura é uma atividade de capacitação das idéias do autor, na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor; e exige do leitor bem mais que o conhecimento do código lingüístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.
Concepção de leitura como uma atividade de produção de sentido.
Objetivos da leitura: a necessidade e vontade do leitor.
O que é estratégias de leitura?
As estratégias de leitura dizem respeito às formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto. Assim, os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma vez que nem todos assimilam conhecimento da mesma forma.
O que é leitura e a produção de sentidos?
A busca pela inserção no mundo se faz a partir da confrontação de diferentes horizontes de significado. O indivíduo sente-se inserido à medida que desvela e vivencia significados atribuídos ao mundo por ele mesmo e pelos outros (Silva, 1996). Por outro lado, as significações que elabora do mundo dependem das posições que nele assume.
Passo: 2
Definições:
Concepção de leitura: A concepção de leitura compreende: o foco no autor, onde o texto é fruto do pensamento do autor, restando ao leitor apenas o reconhecimento das intenções do autor.
Estratégias de leitura: Permite ao leitor, interpretar e compreender os textos escritos, de forma competente.
Leitura e a produção de sentidos: Compreende se que leitura e produção de sentido é a compreensão e interpretação do leitor em cima de um texto escrito.
Passo: 3 A leitura é uma das conquistas da espécie humana em seu processo evolutivo, até porque a plenitude da razão está vinculada ao acúmulo de observações,