Comunicação, linguagem, leitura e discurso
UNIFRAN
Comunicação, língua, linguagem, leitura e discurso.
Disciplina: Lingua Portuguesa Aplicada
Aluna: Cilmara R.Silva
Código: 123875
Franca, novembro de 2012
Introdução
Estudar a comunicação demanda buscar a definição de seus conceitos, para fazer a aplicação deles com propriedade. O que se pretende neste estudo, é a pesquisa, leitura, análise e entendimento dos conceitos de Comunicação, língua, linguagem, leitura e discurso. O estudo dos conceitos que formam a nossa comunicação e linguagem é preparar o caminho para estudar a nossa língua, a língua portuguesa.
Comunicação, língua, linguagem, leitura e discurso
Começar a falar de comunicação nos remete ao útero da mãe. Quando uma mulher está gravida já existe comunicação com seu filho. Ao nascer, a criança reconhece a voz de sua mãe e das pessoas que a rodeiam. Há comunicação quando esse bebê ainda não sabe falar. Através do choro a mãe sabe se é de dor, fome ou de manha. Quando a criança está por volta de dois anos de idade começa a falar. Aí é que entra a linguagem. Linguagem nada mais é do que o indivíduo exteriorizar seus pensamentos e sentimentos. Não tem como as pessoas se relacionarem sem o uso da linguagem.
“A Linguagem é a capacidade humana para compreender e usar um sistema complexo e dinâmico de símbolos convencionados, usado em modalidades diversas para comunicar e pensar” (American Speech and Hearing Association) . Cada região possui uma linguagem diferente que é de chamado de língua. Língua é o sistema de sinais que serve para intercomunicação dos indivíduos que vivem numa mesma região. Podemos dar o exemplo língua portuguesa, língua inglesa, língua francesa, etc. Por fim a língua e a linguagem caminham sempre juntas. Entendendo o que é linguagem e língua passamos para a