EDUCAÇÃO DA LINGUAGEM: ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E LEITURAS
PROJETO:
EDUCAÇÃO DA LINGUAGEM: ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E LEITURAS
MONITOR (A):LUZIA ALMEIDA DA SILVA
2014 / 2015
1- INTRODUÇÃO
Os desafios englobando a escrita e a oralidade nas escolas públicas vem desencadeando inúmeras discussões entre linguísticos e gramáticos.
No Brasil, a Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, assegura todo e qualquer cidadão o direito de ingressar e estudar o ensino fundamental em instituições de ensino e pesquisa públicas, até mesmo, àqueles que não tiveram acesso a está educação na idade certa. As Leis e Diretrizes da Educação garantem a universalização do ensino médio e o acesso aos níveis mais elevados do ensino superior, mediante a capacidade de cada indivíduo.
Partindo da universalização da educação, os PCN’s querem que a linguagem seja trabalhada na sala de aula na sua totalidade, ou seja, com a capacidade de desenvolver no indivíduo o uso da linguagem tanto escrita quanto oral, para que este indivíduo possa criar reflexões sobre as situações significativas de interlocuções. Propõe ainda que, o ensino de Língua Portuguesa seja aprimorado nestas duas modalidades escrito e oral, mas respeitando a diversidade dos vários gêneros textuais que circulam na sociedade.
Na verdade os PCN’s buscam acabar com aquele ensino descontextualizado da realidade do aluno, sugere que a língua trabalhada dentro do contexto do aluno será mais proveitosa e enriquecedora para o ensino aprendizagem destes alunos, que com certeza passarão a desenvolver diferentes habilidades comunicativas e sociais.
No entanto para se atingir os objetivos almejados pelos PCN’s as escolas públicas necessitam da parceria entre professores, alunos e comunidade, pois só assim, haverá a diminuição das desigualdades educacionais e a valorização da diversidade cultural brasileira.
2- JUSTIFICATIVA
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a educação de