Leitura e interpretação textual
COMO ESTUDAR A PARTIR DE TEXTOS?
O referido texto aborda sobre as dificuldades que muitas pessoas apresentam frente a textos, e apresenta de maneira simplificada um esquema do passo a passo de como é possível estudar e aproveitar melhor o tempo destinado aos estudos, além de melhorar também o nível do aprendizado.
A grande maioria das pessoas tem dificuldades com o estudo de textos. Encarar isso como algo normal às vezes é difícil. O Importante é enfrentar o problema e, com segurança, progredir. O texto “Como estudar a partir de textos?” nos dá um suporte, um rumo, ou melhor, dicas de como realizar essa tarefa.
Além de todos os passos descritos pelo autor do texto, que considero fundamentais para o bom aprendizado com estudo de textos, acredito que também é indispensável nesse processo, o desenvolvimento do gosto pela leitura. Ler de tudo: jornais, revistas, livros, textos publicitários, listas telefônicas, bulas de remédios etc. Enfim, tudo o que estiver ao seu alcance. Mas ler com atenção, tentando, pacientemente, apreender o sentido. O mal é “ler por ler”, para se livrar, pois a leitura aumenta o vocabulário. Os dicionários são amigos que precisamos consultar.
Nesse sentido, algumas etapas devem ser levadas em consideração, tais como: leitura global; leitura compreensiva do texto e utilização do texto como instrumento de estudo. Este o primeiro, consiste em abordar os seus principais conteúdos, a leitura dos títulos e subtítulos, as introduções e conclusões, a observação dos mapas, gravuras e gráficos, etc. Este processo é necessário, para dá ao leitor a possibilidade de fazer as referencia e inferências a cerca do texto.
Depois de realizada esta etapa, o próximo passo é a leitura compreensiva do texto, é nesta hora que se deve ler o texto na integra, com cuidado, prestando atenção, tentado entender os gráficos, os mapas, as gravuras e diferenciando as ideias principais das secundárias. Não se deixando levar